Um passeio por 5 parques de Porto Alegre

by 13:44 1 comentários
PARQUE MOINHOS DE VENTO OU PARCÃO: O Parcão carrega alguns alicerces da história do Rio Grande do Sul. Desde a tradição na cultura do trigo, simbolizada pelo moinho de vento, até seu passado como hipódromo e antigo estádio do Grêmio. Existe uma aglomeração maior antes do anoitecer, com os praticantes da corrida e da caminhada. Pra compor o cenário zen da ioga, nos fins de semana, o lago artificial e a réplica do moinho em estilo açoriano.


Porto Alegre

PARQUE DA MARINHA DO BRASIL: Sua característica principal é a presença de uma esplêndida área verde. Além de constituir-se de uma área considerável pra esportes, com quadras, pistas e aparelhos de ginástica. Se você não é adepto à galerias, pelo menos pode dedicar um pouco de sua atenção ao Jardim de Esculturas, obras ao ar livre que apontam a vocação de Porto Alegre para manifestações culturais. Como tema principal pra lembrar do parque, um dos cartões-postais mais cativantes de Porto Alegre: o pôr do sol do rio Guaíba.

Porto Alegre

PARQUE GERMÂNIA: Um pouco mais afastado do centro, o Parque Germânia está instalado no bairro Vila Ipiranga, na Zona Norte da cidade. Foi conceituado para reverenciar a imigração alemã em terras gaúchas. O letreiro com o nome do parque e o lago com trapiche são as formas mais marcantes pra se fotografar.


Porto Alegre

JARDIM BOTÂNICO: O Jardim Botânico é mais do que um parque, trata-se de um núcleo de estudos e preservação da vegetação nativa. Pra conhecer e compreender as espécies do Jardim, há alguns caminhos com passeios programados por dentro do terreno. É o caso da trilha Viveiro, com plantas ornamentais e frutíferas, e da trilha Arboreto, com aproximadamente 3 mil árvores. Durante a trilha, a riqueza da flora proporciona vários enquadramentos interessantes, além do aroma genuíno que as plantas exalam.

Porto Alegre

PARQUE FARROUPILHA OU REDENÇÃO: É o parque preferido dos porto-alegrenses. Costuma ficar cheio nos fins de semana e você pode aproveitar pra comprar livros, objetos antigos ou artesanato no Brique da Redenção. Pra guardar a visita na memória, tire uma foto de um dos quatro recantos temáticos espalhados pelo parque. São quatro: Recanto Oriental, Recanto Europeu, Recanto Alpino e Recanto Solar. Há também os arcos do Monumento ao Expedicionário, mais requisitado pelos turistas.


Porto Alegre
VISÃO GERAL DO PARQUE COM O MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO LOGO NA FRENTE


Porto Alegre
RECANTO ORIENTAL

Para Mochileiros

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.