Como escolher o melhor albergue?

by 10:44 2 comentários
Para Mochileiros

Ao pesquisar albergues, antes de pedir uma dica ou descobrir qual o melhor estabelecimento, tenha em mente que a pedida certa vai depender mais da situação em que você vai se encontrar do que simplesmente de seu gosto.

Muitas vezes, a escolha inadequada vem ao valorizar vantagens das quais você não fará uso, por conta de alguns benefícios que são compensados com itens mais importantes. Veja alguns exemplos:

DECIDA-SE PELO PÚBLICO E NÃO PELO PREÇO: antes de selecionar o hostel, procure saber que tipo de público frequenta e se é um local movimentado. Estes fatores são determinantes se você vai com a intenção de conhecer gente, pois não vale a pena pagar R$ 15 a menos pra ficar em um lugar vazio ou de gente ranzinza ou sem disposição pra fazer social.

LOCALIZAÇÃO SUPERA A DECORAÇÃO: caso você queira aproveitar o máximo possível dos cartões-postais da cidade, esqueça os albergues estilosos e bem decorados e dê preferência aos lugares que sejam mais perto dos pontos turísticos ou das estações de ônibus ou metrô. Em São Paulo, por exemplo, os hostels mais sofisticados costumam ser os mais afastados dos metrôs, dificultando o uso do transporte.

BANHEIROS COLETIVOS AO INVÉS DOS INDIVIDUAIS: se dividir o banheiro é um problema, ainda assim escolha locais com cômodos coletivos ao invés dos toaletes individuais. A prova disso é que apesar do uso compartilhado, os banheiros coletivos são mais fáceis de se manter limpos e organizados, além de reduzir o problema de encontrá-lo ocupado o tempo todo.

A COZINHA PODE SER MAIS ÚTIL QUE O QUARTO: em viagens mais curtas e movidas a muito agito, tenha certeza de que a cozinha pode servir muito mais do que o quarto ideal. Pra quem sai o dia inteiro e só chega de madrugada, há como dormir em qualquer canto na hora do cansaço, enquanto não é nada agradável o uso proibido da cozinha na hora da larica noturna. Deste modo, escolha hostels com acesso liberado na cozinha, e com geladeira e armário para guardar suas provisões.

Pra resumir, é necessário compreender que a concepção dos hostels é diferente de hotéis ou pousadas. A política dos albergues normalmente é de oferecer serviços que integrem as pessoas com outros hóspedes e com as atrações turísticas, em oposição aos hotéis que costumam manter os frequentadores dentro de seus "aposentos".

Luciano F1

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.