Cervejas para beber na Itália

by 20:51 0 comentários


Experimentei a cerveja italiana Birra Moretti esses dias, e conversando com um pessoal que mora na Itália e outros que passaram por lá, reuni três tipos de breja pra beber por lá, à quem estiver de viagem programada sobretudo para a região norte, lar das cervejarias citadas logo abaixo.


LAGER: BIRRA MORETTI
Original de Udine, a Birra Moretti é a mais popular cerveja da Itália, tem um século e meio de tradição e não é o tipo de cerveja pra ficar bêbado ou tomar sem acompanhamento. A lager italiana é fraquinha, com teor de 4,6%, mas refrescante e saborosa, o que faz ela ser boa para experimentar com algum prato típico italiano, seja macarrão ou pizza. O tiozinho do rótulo é Leo Menazzi Moretti, dono da cervejaria nos anos 1940.


PALE ALE: LIGERA
Se você escolheu ir pra Milão durante o verão, procure a pale ale Ligera, uma breja âmbar (teor de 5%) reforçada no lúpulo, que cai muito bem no calor. Seu pub oficial, o Birrificio Lambrate (Via Adelchi 5, Milão), é bem estiloso, meio que uma versão atualizada daquelas tabernas antigas da Baixa Idade Média, mas curiosamente o local tem poucos anos de vida, fundado em 1996. Fica aberto de terça a domingo, das 18 às 2 horas, e tem canecas legais à venda, para colecionar.


ESCURA: CHOCARRUBICA
Essa é mais pra quem tem curiosidade de testar sabores novos, pois a Chocarrubica é uma stout artesanal de chocolate. E se você não gosta de cerveja escura pela aversão àquelas mais doces, então passa longe, que essa dá pra sentir bem um gosto meio caramelizado, mas se tomar bem gelada, o adocicado dá uma amenizada e ela pelo menos é forte. A Chocarrubica tem teor alcoólico de 7%, e é feita de uma mistura de cacau, alfarroba e aveia. Sua cervejaria é a Birrificio Grado Plato, que fica em Chieri, cidade perto de Turim.

Luciano F1

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.