Comprar qual mochilão para mochileiros? Saiba seu tipo ideal

Sua mochila de viagem pode variar de acordo com os seus planos ou o estilo do destino. Veja qual se encaixa melhor na sua situação.





Se quiser saber qual o mochilão ideal pra você e sua viagem, antes de mais nada tem que diferenciar sua trip entre aventura ou passeio. Em um primeiro caso, se você pretende fazer trilha em Macchu Picchu, no Peru, ou em El Chaltén, na Argentina, aí você precisa de um mochilão pra aventura, que aguente o tranco de longas caminhadas.





Agora, se você vai fazer um tour urbano pela Europa, Londres ou Amsterdã, sua mochila vai ficar largada no hostel, quase como de passeio. Logo, o mochilão não precisa ser tão técnico, ou seja, você não precisa se preocupar tanto com sistema de ventilação ou fitas de tração, já que a mochila é para transporte rápido. Vale até pensar em uma marca mais barata, ou no estilo.





No caso, de aventura, é bom comprar um mochilão de marca internacional, de maior durabilidade e custo-benefício, tipo Deuter, North Face ou Black Diamond. Pra passeio, uma nacional já serve bastante. Mais simples, mas de preços mais acessíveis; Nord, Nautika e Trilhas e Rumos são as opções.

Em relação ao material, um tecido leve e sintético, que resista à chuva, é preferência no mochilão de aventura. Já o mochilão de passeio pode ser de lona, um pouco mais pesado. Vale ressaltar que fitas e alças são inimigas das bolsas de passeio, que embolam em todo canto (e irritam funcionários que fazem o despacho). Contudo, são essenciais pra aventura, pois servem pra compressão, ou seja, pra apertar ou liberar o que está do lado de dentro, administrando o espaço.





Mochilões de passeio também permitem uma distribuição mais desbalanceada, onde o peso pode ser repartido para as laterais. Por sua vez, os mochilões de aventura necessitam que o que estiver pesado fique no meio, pois uma distribuição centralizada dá mais equilíbrio durante a caminhada.

Como em passeio outras pessoas tem muito contato com sua bagagem, nada pode ficar à mostra em mochilões desse tipo. Assim, evite bolsos externos transparentes ou feitos em redinha. Ao contrário, bolsos em redinha são úteis em mochilões pra aventura, pois facilitam a questão do acesso. Da mesma forma, zíperes maiores e mais aberturas são bem eficientes para este caso. Na mochila pra passeio, você provavelmente vai tirar seus pertences da bagagem uma vez só, pra guardá-los em um locker ou baú do hostel. Assim, não há necessidade de zíperes maiores ou em grande quantidade.

Com estas características abordadas, um exemplo que você pode observar pra entender o que é uma mochila pra passeio é a Nautika Nebraska de 50 Litros. Já uma mochila pra aventura ideal pode ser a Deuter Aircontact de 45 + 10 Litros.

Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »