Experimentei a cerveja italiana Birra Moretti esses dias, e conversando com um pessoal que mora na Itália e outros que passaram por lá, reuni três tipos de breja pra beber por lá, à quem estiver de viagem programada sobretudo para a região norte, lar das cervejarias citadas logo abaixo.
LAGER: BIRRA MORETTI
Original de Udine, a Birra Moretti é a mais popular cerveja da Itália, tem um século e meio de tradição e não é o tipo de cerveja pra ficar bêbado ou tomar sem acompanhamento. A lager italiana é fraquinha, com teor de 4,6%, mas refrescante e saborosa, o que faz ela ser boa para experimentar com algum prato típico italiano, seja macarrão ou pizza. O tiozinho do rótulo é Leo Menazzi Moretti, dono da cervejaria nos anos 1940.
PALE ALE: LIGERA
Se você escolheu ir pra Milão durante o verão, procure a pale ale Ligera, uma breja âmbar (teor de 5%) reforçada no lúpulo, que cai muito bem no calor. Seu pub oficial, o Birrificio Lambrate (Via Adelchi 5, Milão), é bem estiloso, meio que uma versão atualizada daquelas tabernas antigas da Baixa Idade Média, mas curiosamente o local tem poucos anos de vida, fundado em 1996. Fica aberto de terça a domingo, das 18 às 2 horas, e tem canecas legais à venda, para colecionar.
ESCURA: CHOCARRUBICA
Essa é mais pra quem tem curiosidade de testar sabores novos, pois a Chocarrubica é uma stout artesanal de chocolate. E se você não gosta de cerveja escura pela aversão àquelas mais doces, então passa longe, que essa dá pra sentir bem um gosto meio caramelizado, mas se tomar bem gelada, o adocicado dá uma amenizada e ela pelo menos é forte. A Chocarrubica tem teor alcoólico de 7%, e é feita de uma mistura de cacau, alfarroba e aveia. Sua cervejaria é a Birrificio Grado Plato, que fica em Chieri, cidade perto de Turim.