Kit Deslauriers desce o Monte Everest de esqui; fotos de Jimmy Chin

Everest

Fotos da aventura de Kit Deslauriers em uma descida de 29 000 pés no Monte Everest, quando ela se tornou a primeira pessoa a descer de esqui os sete cumes mais elevados do mundo: o Everest (8 848 m), na Ásia; o Aconcágua (6 962 m), na América do Sul; o Kilimanjaro (5 891 m), na África; o Elbrus (5 642 m), na Europa; o McKinley (6 194 m), na América do Norte; e o Maciço Vinson (4892 m), na Antártica. "Foi tão gelado que às vezes o machado de gelo mal conseguia penetrar 1 polegada", disse Kit. "Esta foi a descida no gelo mais arriscada até hoje."

Everest

Everest

O feito foi realizado em outubro de 2006 e registrado pelas lentes do fotógrafo e também alpinista Jimmy Chin. A expedição contou com uma equipe de 14 pessoas (cinco alpinistas e nove xerpas - nativos da região do Himalaia), teve a orientação da Berg Adventures e foi liderada por Wally Berg, um veterano em expedições de alpinismo. "Foi uma das poucas vezes em minha carreira como esquiador que eu pensava: 'Se você cair, você morre", diz Rob Deslauriers, marido de Kit e pioneiro no esqui extremo.

Everest

Everest

Em depoimento para o jornal norte-americano USA Today, Kit usa a experiência para fazer uma forte distinção entre estar com medo e sendo agarrada por medo: "O medo é paralisante. Esta é uma situação para se ter medo, mas quando você permitir que o medo domine sua vida, isso que torna tudo debilitante. Eu não faço qualquer comentário de não estar com medo. É importante e é saudável. Mas eu tenho medo suficiente para se sentir confortável com ele. Quando você sentir medo, a próxima coisa a surgir na mente das pessoas é 'eu não posso'. Estamos no controle de nossas mentes. Tanto que quando a mente tenta nos controlar, é importante não deixar que ela corra muito."

Everest

Everest
FOTOS DE © JIMMY CHIN
Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »