Monte Kilimanjaro: um sonho de escalar na neve da África

Há alguns dias, conversando com um brother entendido em trilhas e subidas de montanha, perguntei qual monte mais fácil de subir no exterior, e ele falou do Monte Kilimanjaro, me passou várias informações e aí surgiu a ideia de colocar em prática esse blog, pra cambiar ou repassar informações de viagem para mochileiros. Sendo assim, vamos começar falando do Kilimanjaro então, trazendo respostas às dúvidas mais comuns sobre o monte.


Onde fica?
Fica na Tanzânia, país da África Oriental. A Tanzânia é dividida em regiões e o Kilimanjaro é uma trinta regiões administrativas, que possui um monte e um Parque Nacional com o mesmo nome, a maior parte dentro do distrito de Rombo. Pra achar no Google Maps, busque pelas coordenadas 3°04' S (Latitude) e 37°21' L (Longitude).

É verdade que neva no Kilimanjaro?
Sim. Embora, ocorra o senso comum de que "na África não neva", o monte está aí para provar o contrário. Cercado pela planície de savanas, o gelo chega sobre o que resta da "montanha branca", com mais de 2 km² de neve, o que é pouco, pelo que o Kilimanjaro pôde exibir de neve em outros tempos. E não dá pra esquiar e nem nada disso.


Kilimanjaro é o único lugar onde neva na África?
Não, e pra quem quiser passar pela experiência inusitada de esquiar na neve ou fazer snowboard na África, vá até Marrakech, no Marrocos. A cidade possui excursões só para isso, e o mais interessante é que longe das alturas, no litoral de Marrakech dá pra se praticar surf também. Duas atividades praticamente opostas em uma mesma cidade.

Há a possibilidade da neve no Kilimanjaro acabar?
Não é algo cabível de uma previsão exata, mas é fato que o monte tem sofrido com as drásticas alterações climáticas dos últimos anos e o aquecimento global. Então, o fim da neve, assim como de outros bens naturais do planeta, depende de uma conscientização mundial sobre a necessidade de todos os países investirem no desenvolvimento sustentável. Caso não tomem uma providência, o fim é certo.


Qual a altitude do Kilimanjaro?
Ermo e soberano, o Kilimanjaro convida aventureiros a subir seus 5891,8 metros de altitude e impressiona por sua paisagem de qualidades raras acima das nuvens. Naqueles rankings de montes, onde o Everest é sempre o primeiro lugar, o Kilimanjaro aparece como a 4ª maior montanha do mundo, e o ponto mais alto de toda a África.

Tem que ser um escalador profissional para subir o monte?
A aventura é considerada relativamente fácil, por exibir uma adaptação climática, ou aclimatação (como os profissionais dizem), que não é tão bruta como no Everest, por exemplo. Requer cuidados, é óbvio, demora para chegar, pede que as condições de saúde sejam avaliadas por um médico antes da viagem pra Tanzânia, mas dá pra fazer sem a exigência de técnica especializada em escalada, até porque é mais trilha e caminhar, do que especificamente escalar.


O Kilimanjaro é Patrimônio da Humanidade? O que é isso?
Os Patrimônios da Humanidade são locais designados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), órgão da ONU, para receber toda a proteção necessária que consiga manter a importância física e cultural da região para o planeta. É um título que pode ajudar o Kilimanjaro de ter sua neve dizimada, por exemplo. O Rio Amazonas, o Pantanal e Fernando de Noronha também receberam este status de Patrimônio da Humanidade.

Como chegar ao topo do Kilimanjaro?
Existem 8 trilhas para atingir o topo, as três mais famosas são a trilha Marangu, a trilha Machame e a trilha do planalto Shira. Você pode atingir os picos Shira (3 962 m), Mawenzi (5 149 m) ou o Kibo, também conhecido como Uhuru, que vem a ser ponto mais eminente do continente africano, com uma elevação de 5 895 metros acima do nível do mar. A estimativa de chegada fica entre 5 e 9 dias, que irá variar de acordo com o período de aclimatação e adaptação ao ar rarefeito do local.


Qual a melhor época para ir até o Kilimanjaro?
A melhor época pra conhecer o Kilimanjaro fica entre dezembro e fevereiro. Mas é necessário antecipar bem seus planos de viagem pra não ter problemas com hospedagem, pois a procura é grande neste intervalo de tempo.


Kilimanjaro

Kilimanjaro
Próxima »
« « Anterior
« Mais Antiga