Como funciona metrô do Rio de Janeiro

Com mais de trinta anos de funcionamento, o metrô do Rio de Janeiro é administrado pela companhia MetroRio, apresentando uma malha de 41 quilômetros. Pra fins de comparação, São Paulo tem 78 quilômetros (67 estações) e quarenta anos de uso, e o de Londres entrou em operação em 1863, hoje com 408 quilômetros (270 estações), sendo o mais extenso e antigo do muito.

No Rio, são 36 estações divididas entre as linhas 1 e 2, além da integração com as linhas de ônibus (Integração Expressa, Intermunicipal, Metrô na Superfície e Barra Expresso) e de trem (SuperVia). Uma curiosidade do sistema integrado é o ônibus Metrô na Superfície, que atende Leblon e Gávea, e volta e meia gera confusão com os viajantes que acham que é o metrô mesmo, ou algum VLT, TRAM...


A passagem do Cartão Unitário custa R$ 3,70 (isso na última vez que esse post foi atualizado), e o horário de funcionamento é de 5hs até 0hs, de segunda a sábado, ou de 7hs até 23hs, aos domingos e feriados. Mas ainda sobre o preço, em outra comparação, o valor do metrô de São Paulo é de R$ 3,50. Talvez as Olimpíadas e a constante chegada de gringos mantenham o valor do Rio acima de Sampa.

Pra quem quiser rodar pela cidade mais de uma vez, a melhor opção é usar o Bilhete Único Pré-Pago. Existe o RioCard recarregável, mas esse é meio chato pra comprar, exige CPF e tal, enquanto o Bilhete Único Pré-Pago você compra um cartão com R$20, R$40 ou R$60 de crédito


Agora, sobre a existência de um cartão pré-pago, pra rodar de metrô múltiplas vezes, a Prefeitura do Rio e o MetroRio toda hora fazem uma mudança, e aí tenho que atualizar esse post. Antes tinha um bilhete único sem recarga, mas agora (última atualização em 2015) não tem mais e se utiliza um pré-pago recarregável, que é vendido nas estações Central, Carioca, Largo do Machado, Maracanã, Pavuna, Saens Peña e Siqueira Campos. Já pra recarregar tem máquinas, as chamadas máquinas ATM, nos guichês de atendimento de todas as estações.

Além do preço e dessas mudanças constantes, uma reclamação é a falta de educação no horário do rush, quando está mais cheio, sobretudo por não ter um cuidado com mulheres, idosos e gestantes. Por causa disso, existe até um metrô cor de rosa, que funciona nessas horas de rush, unicamente para conduzir mulheres.


Outra reclamação são as obras das Linhas 3 e 4, consideradas intermináveis. A Linha 3, ligaria São Gonçalo e Niterói, mas parece que o governo só terá "condições de fazer a linha 3 se tiver financiamento do Governo Federal", ou seja... E a Linha 4, vai ser essencial para as Olimpíadas, pois seguirá até a Barra da Tijuca, o que obriga a acelerarem as obras.

Agora, pra quem surfa ou tem vontade de andar de bike no Rio, depois das nove da noite e em fim de semana, as estações e o Metrô de Superfície libera a entrada com o camelinho ou a prancha de surfe.


Pra finalizar, logo abaixo, um mapa do metrô para vocês salvarem. Cliquem na imagem para ampliá-la.

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