Como arrumar bagagem com antecedência e de modo bem planejado?

Já viajei sem me programar várias vezes, e apesar daquele lance da descoberta e do imprevisto proporcionar boas histórias, tem hora que o perrengue não compensa, e pior, o prejuízo da grana pode ser grande, então é bom se planejar, começando pela bagagem!

Colocar um mochilão de 80 litros nas costas, abarrotada, e no fim perceber que podia ter levado menos coisa é desagradável, principalmente se a viagem for pra acampar ou com uma companhia que não tão ajuda muito.

Então, pegue caneta e papel, ou melhor, abra uma lista no Google Keep ou o Trello, em seu tablet ou smartphone, e tome nota deste passo-a-passo de como preparar seu mochilão bem antes da viagem, e com o mínimo de falhas.



PASSO 1: PENSE O MOTIVO E O TIPO DE LUGAR:

Pra início de conversa, pense qual o motivo da sua viagem e o tipo do lugar, ou seja, porque você vai e pra onde você vai? E assim, se possível anote, pra ter certeza e noção do que você vai fazer na cidade, qual é o ambiente que você vai encarar, e assim não fique desperdiçando espaço na bagagem com o que você não vai usar.

Por exemplo, se é um lugar que você já conhece, e só vai rever amigos e curtir, pra que levar material pra fotografar? A câmera do celular já basta. Ou se é uma viagem a lazer, pra que levar notebook, tablet ou outro eletrônico que te dê trabalho? Vá interagir com as pessoas e desfrutar o lugar. Se você vai pra Fortaleza ou Salvador, pra que levar um casaco de frio? Leve uma blusa leve pra encarar de repente um vento mais forte do litoral, porque do RJ pra cima, frio é algo cada vez mais raro. Ou pode ser também que você vá em algum evento que exija uma beca mais arrumada, e aí pode ser que uma mala seja melhor mochila.




PASSO 2: FAZER LISTA DE ATIVIDADES E OUTRA COM ITENS DA BAGAGEM

Agora que você captou porque e pra onde você vai, com ao menos um mês de antecedência da viagem*, você vai preparar duas listas: uma com todas as atividades que você imagina que vai fazer, e outra com tudo que vai na bagagem.

As atividades são variadas, e vão depender do roteiro do lugar, de quantos dias de estadia, da estação do ano, do motivo da viagem, entre outros fatores. Mas para os itens da bagagem, você pode recorrer a listas prontas de aplicativos pra arrumar bagagem, como eu detalhei neste post.

* A sugestão tem que ser pra um mês antes mesmo, pelo menos, por que quanto mais esquecido ou desorganizado você for, a tendência é ficar adiando e adiando... Então é melhor admitir a preguiça e estender o prazo.



PASSO 3: EXCLUIR METADE

Anotou tudo? Já tem noção de tudo que você vai levar? Está tudo mesmo na lista? Então agora, antes de sequer por as mãos na mochila, é hora de excluir itens da lista. Por que, na primeira ideia que a gente tem do que levar, a gente pensa pra mais e sempre vão sobrar vários itens supérfluos que ocupariam espaço, e a hora de cortar estes itens é agora, ainda na lista.

PASSO 4: SEPARAR TUDO

Na sequência, reúna tudo que está na lista, em sua cama ou sobre uma mesa, para ter uma noção de todo o volume que os itens vão exigir da bagagem, se preparando para o próximo passo, que é a escolha da bagagem.




PASSO 5: ESCOLHER A BAGAGEM

Com uma noção mínima do espaço que a bagagem vai precisar, agora você escolhe se vai precisar de uma mochila menor, entre 30 e 45 litros, ou no caso de muita coisa e uma estadia muito longa, uma cargueira entre 70 e 80 litros, ou até mesmo optar por uma mala. Sem essa frescura de "mochileiro não usa mala", e olhe esse post pra ver algumas alternativas de mala.

PASSO 6: COMECE PELA ROUPA

Sempre comece a arrumar pela roupa. Isso permite que você acomode melhor e estando por baixo de tudo, as roupas têm menos risco de amassar. Peças leves, como camisetas ou roupa de baixo, dobre ao máximo, e uma outra dica é colocar um grupo de peças de roupa dentro de um gym sack ou uma luva de notebook, pois assim você aperta as peças e encolhe o espaço que elas ocupariam.



PASSO 7: NÉCESSAIRE

Todos os itens de higiene e limpeza pessoal, ou maquiagem no caso das meninas, pedem uma nécessaire, ou uma bolsa qualquer apenas pra isso. E como a bagagem será feita com antecedência, compre itens exclusivos pra viagem, como pasta de dente, sabonete, desodorante, entre outros itens, pra não ter que repôr no dia de sua viagem. E hoje em dia, tem muitos produtos que são vendidos em unidades de menor quantidade, já pensados pra viajar.

PASSO 8: ACESSÓRIOS QUE PODERIAM SER ESQUECIDOS

Entre os espaços que forem sobrando, distribua itens menores ou acessórios que poderiam ser facilmente substituídos no caso de esquecimento, como meias, cuecas, cinto, porta-óculos, toalha...

PASSO 9: DOCUMENTOS E ELETRÔNICOS POR ÚLTIMO

Por último, deixe documentos e gadgets, como smartphone ou tablet, pois são itens importantes que provavelmente serão retirados mais de uma vez da mala ou que você terá que conferir inúmeras vezes, mesmo no dia da viagem, então é melhor ficar sobre tudo, para facilitar o acesso até despachar tudo e verificar o que será levado na bagagem de mão.

Outra também que na hora de fechar a mala ou mochila pela última vez, fica mais fácil de ver se não há nada que possa danificar os documentos e os eletrônicos, como algum líquido, ou outro objeto que arranhe ou suje.

Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »