Roteiro de um dia em Balneário Camboriú (SC)

Localizada na parte nordeste de SC, Balneário Camboriú é um destino como Santos, em SP, ou Vitória, no ES: sempre passa despercebido, por conta da concorrência de cidades ao seu redor. Enquanto Santos perde a atenção pra Guarujá ou Maresias, e Vitória é trocada por Guarapari ou Piúma, BC (como os catarinenses chamam) fica pra trás de Florianópolis ou Bombinhas na escolha dos viajantes, mas tá longe de passar como um destino a ser esquecido. Muito pelo contrário...

É claro que a cidade do Vale do Itajaí não tem toda a quantidade de atrações de Floripa, e nem a diversidade de praias que Bombinhas... Mas ainda assim, Camboriú exibe uma certa vibe paradisíaca...... e em um dia dá pra se fazer muita coisa, mesmo na parte central, como vocês podem conferir logo na sequência.





ROTEIRO DA MANHÃ 1: Praia Central;
Ponto de partida? Kasa Hostel Resto Bar;
Destino final? Embarque pro passeio de barco;
Tempo de duração? Em torno de três horas (6:30h-9:30h, 10 horas).


Vamo começar o tour pela cidade bem cedo, saindo do Kasa Hostel Resto Bar, que é minha indicação de hospedagem, no bairro Nações (R. Iraque 156). Dali, você vai sair umas 6:30h (ou até uma meia hora antes), pra dar um rolê com calma pela Praia Central, conhecer a orla... Isso obriga você a descartar o café da manhã no hostel, mas pra roteiro curto dentro de cidade de praia, é necessário, senão você não aproveita o sol. Leve umas frutas, um cantil (desses térmicos descolados) e deixa pra acordar tarde se você ficar mais de um dia.

Do hostel, via Avenida do Estado, vocês partem pra praia em direção à Barra Norte, no canto esquerdo. Lá vocês parar perto das barragens de pedras e do deck, pra se ligar na bela vista de toda a orla da Avenida Atlântica, desde os prédios bem altos (que deixam uma sombra meio zica durante a tarde) até o canto sul, que vai ser o destino final na volta da caminhada.

Com calma, pela Avenida Atlântica, siga até o fim da Barra Sul, como é conhecido o canto esquerdo da praia, até chegar na Avenida Normando Tedesco 6020 (atrás do Parque Unipraias), no ponto de partida da parte 2 do roteiro, um passeio de barco. Mas antes, se as frutas não foram suficientes, reforce o café da manhã no Babilônia (Av. Atlântica 4980), já na Barra Sul. O lugar é uma franquia de um restaurante 24 horas de Curitiba, e tem um café da manhã intenso, por um bom preço.





ROTEIRO DA MANHÃ 2: Passeio de barco até a Praia de Laranjeiras;
Ponto de partida? Avenida Normando Tedesco 6020;
Destino final? Píer na Praia de Laranjeiras;
Tempo de duração? Em torno de uma hora e meia (10h-11:30h, meio-dia).


Em baixa temporada, o passeio de barco sai às 10 horas, enquanto no verão ou em julho, os piratas partem por volta de 9 horas. Piratas? É, se trata de um barco caracterizado com uns caras fantasiados de pirata. Uma galera fica meio com vergonha alheia, mas é bobeira. É bem divertido, eles improvisam uma luta de espadas, o barco é muito show, bem no naipe daquelas antigas naus de bucaneiros, tudo isso com uma vista inusitada da orla da Praia Central e o visual da Ilha das Cabras, por onde o barco anda. Preço? 35 dilmas pra 1 hora e meia de passeio. Reservas? Clique aqui para mais detalhes.







ROTEIRO DA TARDE: Passeio pela Praia de Laranjeiras e depois no teleférico;
Ponto de partida? Píer na Praia de Laranjeiras;
Destino final? Teleférico na Estação Laranjeiras;
Tempo de duração? Em torno de cinco horas (12h-17:20h, 17:40h).


Terminado o passeio, no almoço, não achei boas opções mais baratas, então o que dá pra indicar é o Restaurante Casa do Camarão e o Restaurante Lago da Sereia. O valor é um pouco salgado para mochileiros mais econômicos, mas p cardápio agradaa. Depois disso, você pode voltar nos barcos das 14 horas e das 16 horas, ou o mais recomendável, que seria perambular pela praia, pra dar uma geral e tirar umas fotos da orla, e aí depois você pegar o teleférico da Estação Laranjeiras até a Estação Barra Sul do Parque Unipraias.

Aí assim, no teleférico, você cruza uma área verde bem bacana, no lindo pedaço de Mata Atlântica que o local preserva, e tente ir embora o mais tarde possível (antes das 18 horas), pra que? Pra que? Por causa do pôr do sol, que eu não me canso de sugerir, afinal é o ápice do passeio em qualquer lugar. E o ângulo com a vista completa pra orla da Avenida Atlântica é demais. Pra quem já foi ao teleférico do Pão de Açúcar, no Rio, vai notar que é bem rápido, mas vale a pena. Já sobre a parte ruim, o que eu posso alertar é para a alta temporada, quando as filas da estação ficam gigantes e o bondinho do teleférico vira um forno, dependendo do horário.





ROTEIRO DA NOITE: Larica, música e bebida;
Ponto de partida? Matar a fome;
Destino final? Beber e curtir um som;
Tempo de duração? Livre.


Finalizando o roteiro, pra noite, primeiro matemos a fome com comida japonesa ou hambúrguer artesanal. Você que curte sushi ou temaki, tem o Sushi Ya, o Kaikan Sushi ou o Temaki Art. Já para os carnívoros, marquem território na hamburgueria Medeme! ou na steak Madero Burguer & Grill. No Medeme, o lance são os bifes blend com mesclas diferentes, tipo o Medeme Heineken Burger, que traz o bife temperado com a cerveja Heineken, e o Medeme Smoke, uma overdose de bacon, graças ao bife mesclado com bacon, mais uma calda especial de bacon. E no Madero, a especialidade é queijo, bastaaante queijo, nos variados cheeseburgers da casa, e a recomendação fica pro clássico Cheeseburger Super Madero e pro cheeseburger com carne de cordeiro.

Acabemos em bar ou numa baladinha. Se for de bar, surgiro o Wrulenbac Bar, que eu acho que é o único com chope Guinness no tap em BC. A vantagem também do Wrulenbac são os petiscos e os drinks, mas o ruim é que fecha cedo. Mas aí, você pode prolongar a noite no Gás Station Pub, se você gosta de rock, ou se preferir sertanejo, a Wood's tem uma franquia em Camboriú, ou também rola de ir no Shed Western. Eletrônica? Um pouco mais distante do hostel (leia-se é bom descolar um carro, uma carona, Über, táxi), tem o Music Park BC, pros cantos da Barra Sul, ou o Parador Estaleiro, na Praia de Estaleirinho, ou o Warung, que aí já fica no município vizinho de Itajaí.




SE EU FICAR MAIS DE UM DIA?
Caso você estique sua estadia, minhas recomendações são as seguintes: praias de Estaleiro e Estaleirinho; o tour de bike Circuito Costa Verde & Mar, pra conhecer Bombinhas, Itajaí e Porto Belo; um dia só no Unipraias, pra ver qual é do trenó radical e da tirolesa que desce pra Praia de Laranjeiras; e se juntar uma galera no hostel, tente fechar umas voltas de kart no Speedway Music Park.
Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »