El Chaltén pra quem quer aventura, vinho e chocolate na Patagônia

Se você é fã das "mountain adventures", sonha com Everest, Alaska, mas não tem grana pra sair da América do Sul, uma dica boa é começar com El Chaltén, na Argentina. Não vai ser tudo que você almeja, mas é um ótimo ponto de partida até você chegar lá, e bem longe de se frustrar... Vou dar os motivos no restante do post.

Primeiro de tudo é a "carretera", ou simplesmente a estrada que conduz o visitante até El Chaltén. A rota de acesso Ruta 40 tem aquela reta gigantes, onde você vê a faixa amarela da estrada se afunilando e terminando na linha do horizonte, que exibe a beleza dos montes do Parque Nacional Los Glaciares.


Depois, há o fato de El Chaltén ser a capital do trekking na Argentina, como diz a placa que recebe os turistas logo na entrada da cidade criada há apenas trinta anos, para defender a região de uma possível tomada de território por parte do Chile, na parte oeste da Patagônia. Inclusive dos ancestrais patagônios, os povos tehuelches, que vêm a origem do nome Chaltén, com o significado de "montanha fumegante", pelas nuvens que cercam a região, que parecem com fumaça.

Pra quem é aventureiro mais roots mesmo, o lance é escalar o Cerro Torre, com 3.133 metros de altitude. Mas pra quem tá afim de algo mais pra capturar a paisagem, os destinos podem ser um pouco mais abaixo e perto da superfície, com as trilhas até o Lago del Desierto e até a Laguna de Los Tres, esta lagoa mais perto do Cerro Fitz Roy, o mais alto de todos dali, com 3.375 metros.






Com um espelho azul turquesa, que reflete a montanha, a lagoa de degelo possui um panorama de pirar a cabeça e ficar de cara, te levando a pensar como que tem lugares tão incríveis não tão distantes do Brasil, e pouco explorados ou divulgados.

Longe da aventura, se você é aquele mais adepto à preguiça, à galera da gula, ou quer um algo a mais, um brinde pra recompor as energias diante de tanta atividade física, pode ficar tranquilo que a região serrana também tem chocolate artesanal e vinho de muito bom gosto.


Primeiro encerre a fome com a chocolataria Josh Aike, ou simplesmente “La Choco”, que prepara tabletes de um jeito meio rústico. O chocolate é feito sob as mãos de forma caseira, mas bem feita e não é enjoatico, e a consistência lembra os doces em barra no Brasil, como cocada ou pé de moleque. E falando de doce: em uma chocolataria da Argentina, não podia faltar alfajores... Mas, se você não se liga em doce, tem tortas e fondues de queijo também.





Já abastecidos, vocês podem depois ir pra La Vinería... Afinal, passar pela Argentina e não beber um bom vinho, é como ir na Alemanha sem tomar um chopp ou ir pro interior de Minas e não experimentar uma dose de pinga. E é bom dar uma pesquisada antes de passar na adega rústica, pois rola uma extensa carta com mais de 180 vinhos, de várias partes da Argentina. Ah, e tem atendimento em português e a companhia de outros mochileiros pra você se sentir em casa.

Pra fechar, explico como chegar lá, lembrando que é necessário pegar um avião de Buenos Aires até El Calafate. Daí, é necessário pegar um ônibus, com mais 3 horas de estrada (cerca de 200km), até El Chaltén, pela Ruta 40 (a estrada citada anteriormente) ou pela Ruta 23. E como hospedagem, fica a dica (atualizada agora em 2015) do Condor de Los Andes Backpackers Hostel, com diária na faixa de 50 reais.






El Chaltén, Província de Santa Cruz, Departamento Lago Argentino, Região da Patagônia;
Coordenadas: Longitude: 49°19'47"S / Latitude: 72°53'15"O.
Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »