Samsung Galaxy K Zoom x Nokia Lumia 1020: qual é o melhor cameraphone pra sua viagem? Tenha os prós e contras em mãos

smartphone samsung

As câmeras DSLR e as portáteis GoPro são um sonho de consumo de quem viaja pra tirar foto, mas cada vez mais a praticidade dos cameraphones ganham a preferência dos mochileiros.

Além de ocuparem menos espaço na bagagem, os smartphones com câmera turbinada têm acesso à internet, permitem instalar aplicativos e servem pra captar aquele take inesperado em um passeio, com foto em alta resolução ou um vídeo em HD.

Em 2013, a Nokia lançou o Lumia 1020, com resolução de 41 MP. O gadget fez tanto sucesso que ainda se mantém nas prateleiras, além de ser comparado até mesmo com câmeras semi-profissionais, em sites especializados.

Agora, a Samsung trouxe à tona o Galaxy K Zoom, a nova versão de seu híbrido entre câmera e smartphone, sucessor do S4 Zoom, equipado com câmera de 20,7 MP e a plataforma Android 4.4.2 KitKat.

Por conta da tecnologia de ponta, com flash Xenon e estabilização óptica de imagem, ambos os smarts tem recebido muitas comparações, e aqui você confere uma relação de prós e contras de cada um, para saber qual dos dois é o melhor pra sua viagem.

PRÓS E CONTRAS DO NOKIA LUMIA 1020:

blz: A longa duração da bateria. Seu flash Xenon consome bastante de energia, e a carga do Lumia 1020 resiste por um bom tempo, por mais até do que o Flash LED. Assim, você não precisa ficar caçando tomadas de aeroporto ou rodoviária pra recarregá-lo o tempo todo.

blz: A espessura. Com 10,4 milímetros, razoável pela lente que possui, é bem mais fino que câmeras digitais portáteis e cabe tranquilamente em qualquer bolso menor de seu mochilão, ou de sua calça.

blz: Configurações técnicas. Ao tirar fotos, é possível efetuar ajustes parecidos com de uma câmera DSLR, como comprimento e distância do foco, balanço de branco, sensibilidade ISO e velocidade do obturador, úteis pra tirar uma foto noturna ou de algum veículo em alta velocidade.

bad: O sistema operacional. Além de limitado em termos de apps (o Instagram não posta vídeos, por exemplo), o Windows Phone (WP) tem alguns bugs irritantes.

bad: Ausência de cartão MicroSD. Apesar da integração com a nuvem One Drive, do Windows, o Lumia 1020 não permite expandir memória com cartão microSD, ou subsituir um cartão cheio por outro vazio. Assim, às vezes acontece de você estar na rua, no meio de um rolê, e o smartphone pede pra você liberar memória, por ausência de espaço interno.

bad: Confusão de apps de câmera. São muitos aplicativos pra tirar foto. Tem o app Câmera, o Nokia Camera, o Nokia Cinemagraph, o Nokia Smart Cam e o PhotoBeamer, que deixam o usuário meio sem entender pra que serve o que e quando usar cada um.

PRÓS E CONTRAS DO SAMSUNG GALAXY K ZOOM:

blz: Zoom óptico de 10x. O K Zoom é capaz de ampliar imagens em até dez vezes sem distorcer o foco, por conta da capacidade em variar comprimentos mais longos e mais curtos da lente.

blz: A plataforma Android. A versão 4.4.2 KitKat é sem dúvida a mais bem estruturada do sistema operacional do Google, e com o Android em mãos, você tem mais de 1 milhão de apps à disposição, três vezes a mais que o Windows Phone. Dentre os aplicativos, muitos de viagem, que não se encontra no WP: Hostelworld, Maps.me, Passbook, entre outros.

blz: O processador hexa-core. No S4 Zoom, a Samsung ofereceu um chip dual-core de 1,5 GHz, pra não deixar o aparelho tão caro. Agora, o K Zoom recebe um upgrade, com um veloz processador hexa-core Exynos 5 Hexa de 1,7 GHz, sem aumentar seu preço médio.

bad: O design. Além de mais gordinho que o Lumia 1020, com 16,6 milímetros, graças à lente, o Galaxy K Zoom tem um acabamento pouco refinado; sua interface de ajustes técnicos é um pouco mal distribuída; e o encaixe pra tripé do S4 Zoom deu adeus no novo K Zoom.

bad: A carga. Testes de páginas especializadas em tecnologia mostram que a bateria do K Zoom suporta o uso como smartphone comum, mas não possui o mesmo desempenho no modo câmera, gastando a carga rapidamente quando se registra muitas fotos ou vídeos em um curto intervalo de tempo.

bad: Display destoa das imagens. As imagens capturadas são indiscutivelmente de qualidade, mas o que aparece na tela parece ser pior do que o resultado final, então você quase nunca tem ideia se a foto ficou realmente boa.

Por estar no mercado há mais tempo, o Nokia Lumia 1020 já teve uma queda em seu valor e pode ser encontrado por 1.799 reais. Já o Galaxy K Zoom tem preço médio de 1.999 reais.
Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »