Tudo que você precisa pra tirar foto pelo smartphone na hora de viajar

Se você tá começando a fotografar, uma boa leitura é o blog "Cliques" da Anna Laura Wolff, da Viagem & Turismo. Traz boas dicas pra iniciantes, e dois artigos dela me inspiraram a fazer esse post sobre acessórios essenciais pra tirar foto com o celular.


Um foi o texto "Fotografo, logo existo", da Viagem & Turismo de março (ainda tem nas bancas), e o outro é o "Kit de sobrevivência fotográfica para viagens", em um post neste link. Os dois textos me trouxeram a ideia de reunir algumas dicas que volta e meia repasso a amigos ou leitores do blog, quando me pedem ajuda pra tirar fotos com celular.

Como as fotos com smartphones tem englobado um monte de aparelhos que dão um up e deixam as imagens de celular cada vez mais profissionais, segue aí uma lista de equipamentos pra garantir fotografias de qualidade, começando a falar, é claro, sobre o celular:




smartphone samsung

O CELULAR: em termos de marca, pelo que eu já vi em testes de sites de tecnologia, Sony, Nokia, Samsung e Apple são as fabricantes que oferecem os melhores sensores. Só que, pra não ter decepção, a dica é que o celular tenha resolução de 8 MP no mínimo, autofoco e estabilização óptica de imagem, sendo estes dois últimos itens que garantem a redução de boa parte de ruídos ou fotos embaçadas. Quanto aos modelos mais avançados, no quesito câmera, anotem aí: Nokia Lumia 1020, Sony Xperia Z3 e Samsung Galaxy K Zoom.

[LEIA: SAMSUNG GALAXY K ZOOM X NOKIA LUMIA 1020: QUAL É O MELHOR CAMERAPHONE?]

Em um segundo ponto, vamos pensar nos itens indispensáveis, para tirar fotos em um nível mais perto do profissional, sem tremer, sem desfocar e com longo alcance ao ampliar o quadro. Para isso, nós temos:

LENTE COM ZOOM EXTERNO: por melhor que seja a câmera do smartphone, o zoom digital ainda é um ponto fraco perto de uma câmera profissional. Então pra expandir bem o campo de imagem, tem que ter uma lente separada, uma objetiva telescópica pra encaixar direto no smartphone, com zoom óptico externo que permite regular o foco manualmente e amplia a imagem de 8x a 12x. Custa entre 50 e 80 reais.

CONJUNTO DE LENTES 3 EM 1: e pra dar aquele efeito meio esférico, de uma lente fish-eye (olho de peixe), ou pra pegar a imagem naquele plano esticado, em um widescreen panorâmico com proporção de 16:9, existe um conjunto de lentes 3 em 1 que você compra e vai trocando sobre a câmera do smartphone, de acordo com o efeito que você quer dar. O conjunto normalmente vem uma lente macro lupa (desnecessária se você tiver o zoom externo), uma olho de peixe, uma lente wide e o suporte em grampo pra adaptar no celular. Sai entre 20 e 30 reais.

TRIPÉ: pra capturar uma imagem de um ponto fixo, evitando qualquer tremor, seja para uma panorâmica em 360 graus ou uma longa sequência em time-lapse, existem suportes em tripés exclusivos para smartphones. Basta procurar um tripé universal para smartphone no Mercado Livre ou no DX.com, que vocês encontram em uma faixa de preço entre 16 e 30 reais. O melhor é um flexível, que permite enrolar o tripé ou posicionar na posição que achar melhor, além de ter pontas com ventosas pra fixar o tripé na parede.

Lente telescópica universal com zoom de 8x, à venda no Deal Extreme

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em

Tripé flexível para smartphone do Deal Extreme

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em







Agora, se sua vontade é fazer fotos especiais, que ficam limitadas à alguma condição física, tipo mergulhar debaixo d'água, ter que lidar com a escuridão da noite, a ausência de luz, ou não poder esticar o braço pra fotografar, eu sugiro esses três acessórios:

FLASH EXTERNO: os smartphones evoluíram muito na compensação de luz e com flashs Xenon, mas um flash externo convém bastante pra fazer uma luz rebatida e/ou mudar a direção da sombra. Uma opção é o Nova, um flash externo com 40 LEDs atrás de um painel, com energia o suficiente pra 150 disparos, tudo através de Bluetooth ou wireless. Outra alternativa é o iBlazr, com 4 LEDs, e 40 minutos de carga no nível máxima e de 3 horas no modo de economia de energia. Ao comparar os dois, o Nova leva vantagem por poder utilizá-lo separadamente do aparelho, como nas imagens abaixo. Infelizmente, pra comprar um dos dois tem que ser na gringa. O Nova custa 59 dólares e o iBlazr sai por 39 dólares.

Nova, flash externo com 40 LEDs, ligado via Bluetooth ou wireless, útil por poder rebater a luz

Uma foto publicada por @melhorsmartphone em

Flash externo iBlazr funciona engatado no iPhone

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em


CASE À PROVA D'ÁGUA: ainda não são todos os smartphones que tem superfície impermeável, ou que possam mergulhar a fundo na água, então pra isso vem a calhar os cases impermeáveis, que traz uma capa protetora transparente com capacidade pra seguir funcionando em profundidades de 3 até 6 metros. Mas como é difícil achar pra outras marcas que não sejam Samsung e Apple, a dica é o case em forma de bolsa impermeável nesse link.

PAU/BASTÃO DE SELFIE: o bastão que antes era exclusividade da GoPro, hoje tem sua versão pra smartphone, que serve pra pegar um ângulo mais distante ou um plano com um enquadramento maior, em ocasiões que você não pode esticar o braço. E embora a procura seja grande, ainda dá pra achar pela internet, entre 15 e 50 reais.

Case à prova d'água para iPhone

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em

Boa utilidade pra um bastão de selfie

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em





Encerrando, fica a dica de alguns itens adicionais, que podem não ser primordiais, mas são bacanas pra se ter em mãos:

FILTROS ANALÓGICOS: o disco de lentes conhecido como Holga permite fazer umas fotos capturadas sob efeitos ou molduras em fantasia, como as lentes com formato em desenho, filtros coloridos ou moldura de coração. Dá um efeito original, comparado aos aplicativos que fazem essa função. O case com o disco de lentes serve pra Android ou iOS, e o preço é em média de 30 reais.

ALÇA PARA TRANSPORTE DE CÂMERA: pra não deixar o smartphone cair com um esbarrão ou até pra evitar que tomem o aparelho da sua mão, uma solução simples é a alça pra transporte de câmera, dessas utilizadas em pequenas câmeras digitais portáteis. Normalmente, você amarra em um encaixe feito pra isso, na parte de baixo do celular. Custa em torno de 18 reais.

Case com filtros analógicos Holga

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em

Alça para transporte de câmera digital

Uma foto publicada por @melhorsmartphone em


IMPRESSORAS PORTÁTEIS: e daqueles itens que deixam a pergunta "porquê não pensaram nisso antes?", as impressoras portáteis pra smartphone tão matando a saudade das Polaroids clássicas. Pra imprimir, uma opção é a impressora oficial da Polaroid, a Polaroid PoGo, que via Bluetooth reproduz fotos pequenas em papel especial de 2" x 3", 60 segundos depois de enviar acionar a impressão. A concorrente é a Prynt, que é melhor por ser um case acoplado ao celular, por tirar fotos do tamanho do smartphone, via Bluetooth ou wi-fi, e por oferecer preço um pouco mais em conta. No site pryntcases.com, a Prynt é vendida por 129 dólares e a PoGo sai por 150 dólares.

Polaroid PoGo, impressora portátil oficial da Polaroid

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em

Prynt é um case que permite imprimir fotos direto do smartphone, lembrando antigas câmeras Polaroids

Um vídeo publicado por @melhorsmartphone em



Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »