De Floripa até Cádiz; Boas praias aí, por onde passei...

Nesses 5 anos de Para Mochileiros, não tive a oportunidade de ir para o Caribe, Indonésia, ou até mesmo Maragogi (AL), que tem bombado nas agências de viagem. Só que aonde deu pra ir consegui reunir ótimas lembranças e depois de rodar tanto, até mesmo perto de casa pude conferir um pico interessante e tranquilo sob outros olhos.




Das cinco praias que eu escolhi, a preservação ambiental, o contato com o pôr do sol e o lado histórico ainda presente nos arredores é o que mais chamou a atenção. Foi difícil deixar Búzios (RJ) e Paraty (RJ) de fora, mas como as praias dessas duas cidades aparecem em várias listas de praias mais bonitas, vou deixar aqui um Top 5 com praias que não são tão conhecidas:




Playa de Santa María del Mar, Cádiz (Espanha)
Diferente da Playa de la Victoria, com prédios e mais urbana, na Playa de Santa María del Mar você consegue ter uma visão da parte antiga de Cádiz. Ao norte da Costa Atlântica, a praia tem uma vista que é única pra Catedral de la Santa Cruz de Cádiz (1722) e pra Playa de Caleta, continuação ao norte com o Castelo de Santa Catalina e o Castelo de San Sebástian.






Praia do Porto, Mata de São João (BA)
Se não fui pro Caribe, a Praia do Porto já compensou bastante. A cor da água e a área verde bem preservada, com destaque para as palmeiras, já dão o tom de paraíso, então compete tranquilo nestas listas de praias mais lindas do mundo. Pra completar, ainda tem um toque a mais, com a receptividade do baiano, barraca com acarajé, o custo acessível das coisas e o um Projeto Tamar ali perto.



Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC)
Difícil escolher uma praia só em Floripa, mas pela tranquilidade e pelo visual, fico com a praia de Santo Antônio de Lisboa mesmo. É uma prainha que foge um pouco da vibe de surf ou badalação de outras praias da ilha, chamando mais a atenção pela preservação da história, da arquitetura portuguesa e do perfil mais calmo, só tomando uma breja de leve, olhando os barcos e ouvindo o som do mar.



Praia de Castelhanos, Ilhabela (SP)
É comum você encontrar em São Paulo (SP), gente que nunca conheceu Ilhabela, mas que já visitou o Nordeste, Ilhas Gregas, a Austrália... e não sabe o que tá perdendo. A 213 quilômetros da capital, Ilhabela tem a Praia de Castelhanos, uma das praias mais iradas que já conheci, e isso em todos os quesitos que você possa imaginar. Nos esportes, é boa pro surf, pra mergulhar, pra passear de canoa... Na biodiversidade, é cercada e preservada por um pedaço gigantesco de Mata Atlântica, que de bônus ainda exibe uma areia branquinha e um mar de cor azul turquesa muito show... Ainda tem ilhas que cercam o local, restos de uma nau original do século XIX e uma trilha pra Cachoeira do Gato.



Praia do Ribeiro, Vila Velha (ES)
Perto do Morro do Moreno, em Vila Velha (ES), a Praia do Ribeiro fica em um canto escondido por dentro do bairro da Praia da Costa, com uma vista relaxante e privilegiada do sol se pondo diante dos barcos de pesca atracados e do morro do Mestre Álvaro, bem ao fundo, na cidade de Serra (ES). Fui lá pela primeira vez quando criança e voltei depois de várias viagens, querendo fazer um roteiro da minha cidade. Por aí, fica a dica: amplie seu horizonte das coisas ao seu redor, pois de repente tem muita coisa legal pra você visitar, sem ter que ir tão longe de casa.

Próxima »
« « Anterior
« Anterior
Próxima » »